Hospital da Mulher recebe prêmio nacional por destaque na promoção da saúde feminina

O Hospital da Mulher Maria Luzia Costa dos Santos foi eleito vencedor nesta terça-feira (9), através de votação direta, do Prêmio Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher. O hospital foi eleito entre mais de 60 indicações, sendo o primeiro hospital 100% SUS do Estado da Bahia a receber o prêmio.

A premiação é concedida pela Câmara dos Deputados a entidades cujos trabalhos ou ações merecem especial destaque pela promoção do acesso e pela qualificação dos serviços de Saúde da mulher.

Para o diretor geral da unidade, Marco Antônio Andrade, a honraria ressalta a importância do Hospital da Mulher para as mulheres baianas. “Para nós é muito gratificante ser contemplado com este prêmio; é um reconhecimento do empenho com o qual temos nos dedicado com entusiasmo a promover a saúde das mulheres no estado”, assegurou. “Agradecemos ao Governo do Estado e a cada um de nossos colaboradores pela dedicação diferenciada ao longo desses dois anos”.

Em pouco mais de dois anos de funcionamento, a unidade atingiu a marca de 243 mil atendimentos médicos e 158 mil atendimentos realizados pela equipe multiprofissional, somando mais de 390 mil atendimentos. Atualmente, o hospital é considerado o maior dedicado às doenças específicas do aparelho reprodutor feminino do Brasil.

Prêmio

Instituído pela Resolução da Câmara dos Deputados nº 15/09 e regulamentado pelo Ato da Mesa nº 62/10 e pela Resolução 52 de 2014, o prêmio leva o nome do médico ginecologista, professor universitário e político José Aristodemo Pinotti, o qual atuou em pesquisas relacionadas ao câncer de mama e dedicou esforços a melhorar a saúde pública e atendimento à população. Dr Pinotti faleceu em julho de 2009, aos 74 anos.

A unidade

De janeiro de 2017 a março de 2019, o Hospital da Mulher, instalado no Largo de Roma, em Salvador, se consolidou como referência na promoção do acesso e qualificação de serviços à saúde da mulher, tendo realizado, desde a inauguração, mais de 390 mil atendimentos médicos e de equipe multiprofissional e mais de 22 mil cirurgias.

A unidade possui 136 leitos, sendo 10 leitos de UTI e contempla serviços diferenciados de alta resolução para diagnóstico e tratamento em oncoginecologia, mastologia, cirurgia plástica, planejamento familiar, cabeça e pescoço, cirurgia geral e reprodução humana/endometriose; além de acolher também mulheres que foram expostas à violência sexual através do Serviço AME, onde são ofertados acompanhamentos médico e psicossocial por no mínimo seis meses.

Desde novembro de 2018, a unidade se configura como uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), com 20 poltronas para quimioterapia com capacidade de atendimento de 840 mulheres por mês.

Nos dois anos de atividades, mulheres dos 417 municípios da Bahia foram encaminhadas à unidade, que preza pelo atendimento humanizado e acolhedor. Destas, 62,2% vieram do interior e 37,8% da capital, onde o HM está instalado. A idade prevalecente das pacientes vai de 35 a 54 anos, representando 53,8% do percentual. As especialidades de Ginecologia e sub-especialidades, seguida por Mastologia, por sua vez, configuram como as mais procuradas no Hospital.

O hospital também possui uma unidade itinerante, a Unidade Móvel do Hospital da Mulher, a qual percorre todos os municípios do interior baiano e região metropolitana de Salvador, realizando rastreamento para o diagnóstico de câncer de mama e colo do útero, através de mamografias e preventivos. Ao todo, mais de 42 mil mulheres já foram beneficiadas com o serviço.

No campo de ensino e pesquisa, o Hospital da Mulher ainda dispõe do Programa de Residência Médica em Mastologia, credenciado ao Ministério da Educação, conselhos Nacional e Regional de Medicina e respaldado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). O programa oferece estrutura física moderna, parque tecnológico e equipe multiprofissional especializada no diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba