Em um ano de inauguração, Oncologia Clínica do Hospital da Mulher atende mais da metade dos casos de câncer de mama do estado

O Serviço de Oncologia Clínica do Hospital da Mulher completa, neste mês, um ano de serviços prestados às mulheres baianas. Desde 2018, mais de 12.800 consultas médicas e multiprofissional e mais de 7.182 sessões de tratamento já foram realizadas na unidade que, desde então, oferta atendimento integral às pacientes diagnosticadas com câncer, entre eles o câncer de mama.

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama, sendo o tipo de doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma.

Conforme Estimativa 2018 – Incidência de câncer no Brasil (INCA), o número de casos incidentes de mama feminina no Brasil, para 2019, foi de 59.700. Para o estado da Bahia, foram estimados 2.870 novos casos. Destes, 53% dos casos, o que corresponde a 1521, são tratadas no Hospital da Mulher.

“Esses dados reafirmam a dimensão do Hospital da Mulher e sua abrangência Estadual no tratamento da saúde feminina, principalmente no tratamento do câncer. Aprimorar técnicas e processos constitui nossa prática diária na busca do desenvolvimento contínuo do hospital”, afirma o diretor geral da unidade, Marco Antônio Andrade.

O diretor técnico do hospital, Paulo Sérgio Andrade, destaca a humanização do Serviço. “A nossa maior virtude está ligada à condição do tratamento, à questão da humanização, da afetividade com as quais nossas pacientes são atendidas pelos nossos colaboradores”, pontua.

Tratamento com Amor

Após cinco meses de sessões de quimioterapia, a paciente Ana dos Santos Souza, de 64 anos, finaliza o tratamento e elogia o atendimento humanizado recebido. “Esta quimioterapia foi um presente de Deus para a gente. O pessoal trata a gente muito bem e ainda fazemos exames e tudo o que precisa por aqui mesmo”, conta.

Os tratamentos para cura do câncer de mama constituem o principal percentual de atendimentos do Serviço, com 71% dos casos, seguido pelos tratamentos para cura do câncer ginecológico (24%), gastrointestinal (4%) e de cabeça e pescoço (1%).

Para isto, o Serviço de Oncologia conta com 20 poltronas para infusão de quimioterápicos, consultórios médicos, leitos de observação e de estabilização, além de equipe multidisciplinar composta por enfermeiras, farmacêuticas, psicólogas, assistentes sociais, médicos oncologistas e nutricionistas.

“A equipe da Oncologia Clínica se sente gratificada em fazer parte do corpo clínico do Hospital da Mulher. Para o próximo ano, nosso objetivo é ampliar o número de pacientes atendidas, assegurando a qualidade do serviço prestado”, estima o coordenador médico do Serviço de

Oncologia Clínica, Marcos Lyra.

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba